sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Experiência de campeão dita leis

Lautaro Acosta festeja o momentâneo 2-1 na estreia do Lanús na Libertadores

Lanús e Danúbio encontraram-se no Estádio Cidade de Buenos Aires para fazerem a estreia na Libertadores 2008. No caso dos argentinos, foi o primeiro jogo da história do clube na fase de grupos pois nunca tinham actuado na prova mais importante de clubes da América do Sul. Gustavo Dalto, treinador do Danubio, consciente das dificuldades que iria encontrar montou uma estratégia venenosa para tentar surpreender o campeão argentino em título.

O jogo começou aberto e com o golo madrugador de Pelletieri, aos 9 minutos, na recarga após um livre directo. A toada manteve-se, embora tenha sido o Lanús a equipa mais perigosa, tendo sempre a preocupação de nunca desguarnecer a defesa face aos contra-ataques que o Danúbio gizava. E, contra a corrente do jogo, contribuindo para a surpresa geral, os uruguaios empataram antes do intervalo, com uma resposta igual: livre directo do lateral-esquerdo Abelenda e bola no fundo das redes de Carlos Bossio, o guarda-redes que desiludiu no Benfica.

O intervalo seguiu-se para depois, a experiente equipa de Ramón Cabrero dar uma lição de como se ganha um jogo em que se é claro favorito. Linhas adiantadas e muita… paciência. Sempre sem entrar em ânsias desmedidas, o Lanús continuou a praticar um futebol com a cabeça, e a parte do coração veio nos festejos. 59 minutos e Lautaro Acosta desbloqueava o empate, para alegria da maioria de adeptos argentinos que estavam a apoiar o Lanús. O resultado parecia feito até porque as forças do Danubio começavam a fraquejar, embora Gustavo Dalto, seis minutos depois do 2-1, tenha lançado o ponta-de-lança Figolí em busca de novo empate. Ramón Cabrero respondeu e colocou o médio-defensivo Ledesma, retirando o ofensivo Diego Valeri. Situação controlada para logo depois aparecer o goleador Sand a acabar com as dúvidas. 3-1 e 3 pontos no bolso, repartindo a primeira posição do Grupo 2 com o Deportivo Cuenca.

Alberto Spencer

Sem comentários: