quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cruzeiro ou Cerro Porteño

Cruzeiro venceu a primeira Libertadores em 1976
Cruzeiro e Cerro Porteño são duas das equipas que contam com melhor índice de participação na Libertadores. Os paraguaios do Cerro Porteño são sextos no campeonato absoluto. Mesmo sem contar com qualquer título no palmarés, o Cerro Porteño tem 31 participações, em que alcançou 91 vitórias, 70 empates e 80 derrotas (241 jogos), com uma diferença de golos de 326-315.

Já a equipa brasileira de Belo Horizonte ocupa o 20.º lugar apesar de ter apenas nove participações. Com menos de um terço das participações do adversário da pré-eliminatória, o Cruzeiro conta com dois títulos (1976 e 1997) e tem mesmo o melhor aproveitamento de todas as equipas com pelo menos duas participações: 51 vitórias, 13 empates e 20 derrotas, com 162 golos marcados e 88 sofridos.

O Cerro Porteño é orientado pelo treinador argentino Javier Luis Torrente, que é também preparador físico e conta, entre outras coisas, com passagens pelo Barcelona e Vélez Sarsfield. Sem ter tido qualquer jogador na última edição da Copa América, a presença do avançado paraguaio César Ramirez, antigo jogador do Sporting, é a principal curiosidade.

Já o Cruzeiro é uma equipa com uma ligação ainda maior a Portugal. No entanto, Alecsandro, ex-avançado do Sporting, já não consta dos quadros da equipa depois de ter sido vendido ao Al Wahda dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, as saídas não se limitaram ao ataque (Carlinhos Bala foi para o Sport e Roni também deve abandonar), já que o treinador também já não é Dorival Júnior, que saiu para o recém-promovido Coritiba, mas sim Adilson Batista.

Para atacar a Libertadores, o Cruzeiro já fez várias contratações com principal destaque para o guarda-redes Andrey (Steaua Bucareste), o central equatoriano Giovany Espinoza (Vitesse) e o avançado Marcel (Grémio).

Falta apenas dizer que o vencedor desta pré-eliminatória ficará no grupo 1 com San Lorenzo (Argentina), Caracas FC (Venezuela) e Real Potosí (Bolívia).
Enzo Francescoli

Sem comentários: